A construção da Estrela da Morte é uma contagem regressiva mortal ao longo da linha do tempo da nossa ópera espacial favorita. Com a Rebelião tendo apenas um curto período de tempo para se organizar antes de enfrentar a enorme estação espacial. Até agora, a fabricação da base foi apresentada em filmes, seriados, HQs, livros e outras propriedades, o que só reforça sua importância no universo de Star Wars. E aí surge a pergunta: exatamente quanto tempo levou para construi-la do início ao fim?
Ao contrário da Estrela da Morte II (O Retorno de Jedi - 1983), a primeira Estrela da Morte tem uma linha do tempo detalhada que se estende até mesmo antes das Guerras Clônicas, já que sua criação fazia parte do plano mestre de Palpatine.
Cronologicamente, a primeira vez que ela aparece é como um holograma durante Star Wars: Ataque dos Clones. Enquanto os Jedi e os Clone Troopers atacam o planeta deserto e seco de Geonosis, o líder geonosiano Poggle entrega os planos originais da Estrela da Morte para o Conde Dooku.
Quanto ao início oficial da construção da Estrela da Morte, uma data exata é desconhecida, mas Palpatine imediatamente começou a financiar o projeto em segredo.
Partes da estação espacial provavelmente foram construídas no primeiro ano das Guerras Clônicas, mas Poggle mais tarde afirmaria que os esquemas das armas nunca estavam completos quando os Clones atacaram pela primeira vez. Isso significa que o laser destruidor de planetas levou muito mais tempo para começar a ser construído.
O povo geonosiano começou a trabalhar na mineração e construção da Estrela da Morte em órbita, com a estrutura inicial abrangendo 166 quilômetros e sendo concluída nos primeiros dois anos. No final das Guerras Clônicas, a construção da Estrela da Morte estava em andamento, com a casca da estação mostrada no final de Star Wars: A Vingança dos Sith.
Estrela da Morte mostrada em A Vingança dos Sith |
Durante o intervalo de 19 anos entre A Vingança dos Sith e Uma Nova Esperança, a construção continuou em um ritmo mais lento do que o Imperador esperava. Ataques rebeldes a remessas de recursos causaram a interrupção da construção várias vezes e a arma teve que ser realocada para evitar a detecção.
A estação foi praticamente concluída cinco anos antes de ser destruída por Luke Skywalker, mas o laser provou ser muito mais complicado de finalizar (como mostrado na cena pós crédito de Andor). Não foi até a destruição de Alderaan que a estação estava 100% concluída. Assim, a lacuna entre os planos e finalização do projeto foram de longos 22 anos.
O mais bacana é perceber como a estação espacial se tornou um ponto relevante no universo de Star Wars, ganhando protagonismo e permitindo que várias tramas ocorressem em relação ao seu planejamento, construção e destruição.
Veja também:
Curtiram? Quer receber novidades como essa e muito mais no seu e-mail? Clique aqui e assine a newsletter do Supervault. E clique aqui para seguir o Instagram do Supervault.
Star Wars: quanto tempo levou para a Estrela da Morte ser construída?
Reviewed by Daniel Rost Dreyer
on
novembro 30, 2022
Rating:
Nenhum comentário: